esta é a ferramenta desenvolvida em parceria com a Embrapa que avalia os impactos positivos e negativos das tecnologias adotadas nas fazendas, e oferece informações para o aperfeiçoamento dos sistemas produtivos, de forma integrada e sustentável.

As  cinco  dimensões da sustentabilidade

O sistema Agrodimensões, produzido com tecnologia Embrapa, consiste em módulos integrados de indicadores para ser aplicado aos setores produtivos da agricultura, da produção animal, da agroindústria e florestal.

O sistema compõe um conjunto de matrizes de ponderação multi-critério com indicadores relacionados aos impactos resultantes da adoção tecnológica, e/ou implementação de atividades rurais.

Esse conjunto de indicadores é distribuído em  cinco dimensões de sustentabilidade:

  • Ecologia da Paisagem e Eficiência Tecnológica

  • Qualidade Ambiental

  • Valores Econômicos

  • Valores Socioculturais e Respeito ao Consumidor e

  • Gestão e Administração

A análise desse conjunto integrado de indicadores permite a interpretação do Perfil de Desempenho Socioambiental do estabelecimento rural, e identificação de alternativas tecnológicas mais adequadas a cada situação.

 

Esse relatório dos impactos, positivos e negativos, identificados in loco, fica armazenada em um banco de dados da BrasilGAP e para consulta imediata usando código QR (Quick Response Code), que pode ser aplicado na embalagem dos produtos nos pontos de venda, em folders e em cartões de visita de forma a promover a comunicação de sustentabilidade dos estabelecimentos estudados com os clientes e consumidores.

Avaliação de Impacto

Todo trabalho humano acaba por causar algum tipo de impacto que podem afetar de maneira favorável ou não as pessoas, o ambiente e o resultado econômico da empresa. Identifica-los e ajustar o manejo e a gestão é um processo continuo de aperfeiçoamento.

Boas Práticas Agropecuárias

 Além dessa avaliação de impactos, acompanhamos a adoção de boas práticas com o objetivo de trazer mais segurança para quem produz e consume.   

 

Resultados

Para cada dimensão, são apresentados gráficos de fácil visualização, que possibilita uma interpretação mais profunda e minuciosa dos impactos socioambientais e da eficiência tecnológica relacionadas com as práticas que a propriedade esta utilizando, tornando possível implementar as melhorias que traga mais segurança para atingir os objetivos pretendidos.

Utilizamos os fundamentos da ecologia aplicada a produção, para que o cliente e sua equipe:

  • entendam os efeitos socioambientais envolvidos e;

  • aperfeiçoem seus sistemas de produção;

  • façam melhor uso de recursos, em benefício do sucesso de seu projeto. 

 

Se você está iniciando um novo projeto ou reestruturando antigos sistemas agropecuários, entre em contato.

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE

BrasilGAP Consultoria Agropecuária
 

Rua Capitão José Paes de Almeida nº 167

Botucatu – SP – Brasil - Cep: 18.600-971


BrasilGAP © 2018 | Todos os direitos reservados