ORGÂNICOS

 

No Brasil os produtos orgânicos devem ser certificados por organismos cadastrados no Ministério da Agricultura antes de serem comercializados.

O sistema orgânico de produção restringe o uso de insumos sintéticos, como fertilizantes e pesticidas sintéticos, medicamentos veterinários, sementes e raças geneticamente modificadas, conservantes, aditivos e irradiação de alimentos. 

Para a agricultura orgânica um sistema produtivo depende do manejo de ecossistemas. As práticas de manejo orgânico específicas para cada atividade dependem de processos ecológicos do local para garantir:

  • a evolução da fertilidade do solo a longo prazo

  • prevenir as pragas e doenças pela biodiversidade.

  • o retorno econômico para os envolvidos na produção

 

Como iniciar uma produção orgânica?

Para implementar o manejo orgânico em uma atividade ou em toda a fazenda é necessário estabelecer alguns procedimentos rotineiros de controle da forma de produzir. As medidas adotadas para as operações diárias, aumentará sua efetividade, minimizando as perdas de produtividade e os custos desnecessários se estiverem consolidadas em um bom plano de manejo. Aqui estão algumas coisas que você deverá fazer para adequar sua fazenda para produção orgânica e nas quais podemos ajudar você.

 

1. Identificação de oportunidades

De uma forma geral os orgânicos são reconhecidos pelo consumidor como de qualidade superior, o que gera uma disposição para remunerar melhor a cadeia de produção. Mas em cada situação específica existe a necessidade de identificação das oportunidades para colocação no mercado e aproximação com os agentes de comercialização e distribuição antes de estabelecer qualquer investimento no projeto de transição de método de produção.

 

2. Avaliação de riscos e plano de manejo

Consultorias para apoiar o produtor na transição da produção convencional para orgânica, com eficiência tecnológica e construção de um ecossistema produtivo adequados ao perfil socioambiental da fazenda. Estabelecer uma avaliação de impactos da atividade e consolidação das melhores práticas em um plano de manejo.

 

3. Profissionalização da gestão dos negócios

Capacitação para que todos os envolvidos na produção contribuam para o planejamento e, gestão de produção são fundamentais para que os resultados financeiros sejam alcançados.

Treinamento para estabelecer um método de rastreabilidade e manutenção de registros para assegurar que todos os materiais usados nas culturas ou criações como insumos sejam totalmente testados e livres de pragas e doenças. 

 

4. Desenvolvimento tecnológico

Consultoria para aumentar sua produtividade e a qualidade dos produtos. Temos muita experiência com seleção e integração de tecnologias apropriadas para a produção orgânica, desde pequenos, como aqueles voltados para horticultura e cultivo em estufas, como também grandes projetos de pecuária.

 

5. Apoio à certificação

Apoio e informação simplificada para o produtor regularizar os espaços produtivos, acompanhando os impactos ambientais, sociais e seus aspectos técnicos, a fim de obter as licenças necessárias para operar, cumprir a lei e estar ciente dos regulamentos estabelecidos para produção orgânica.

OUTROS TEMAS 

 

sustentabilidade este programa de trabalho irá auxiliar, 

Hiperlink 1

Hiperlink 2

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE

BrasilGAP Consultoria Agropecuária
 

Rua Capitão José Paes de Almeida nº 167

Botucatu – SP – Brasil - Cep: 18.600-971


BrasilGAP © 2018 | Todos os direitos reservados